Coordenador : Luiz Carlos Hubner Moreira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390136.2199.163080.24022023
Departamento/Setor: MSC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos do colégio Geraldo Reis (COLUNI/UFF) do ensino fundamental e médio; academicos de odontologia; corpo docente do Colégio
Local de atuação: COLÉGIO UNIVERSITÁRIO GERALDO REIS (COLUNI/UFF)
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Sensibilizar oalunos, seus pais ou responsáveis, recursos humanos da escola quanto a real valorização da saúde como um todo, inclusive a bucal. ESPECÍFICOS: - Reduzir a incidência de cárie dentária e suas conseqüências, sangramento gengival e halitose. - Estimular as crianças para a higiene bucal; - Propor mudanças no padrão de ingestão de açúcar; - Oferecer tratamento odontológico para problemas identificados ao exame clínico; - Contribuir na formação dos alunos da faculdade de odontologia (diversificação de cenários de aprendizagem.
Resumo
o projeto pretende sensibilizar os pré-escolares e os escolares do Colégio Geraldo Reis, os pais, recursos humanos da escola quanto a real valorização da saúde como um todo, inclusive a bucal. trabalha na perspectiva de oportunizar diversificação de cénarioa de aprendizagem para graduandos da área de saúde. Aposta na possibilidade de reduzir a incidência de cárie dentária e suas conseqüências, estimulando as crianças para a higiene bucal, propondo mudanças no padrão de ingestão de açúcar através de ações de educação em saúde. O projeto oferece ainda tratamento para problemas de saúde bucal identificados nos escolares na faculdade de odontologia. Contribui para formação dos alunos de odontologia (diversificação de cena´rios de aprendizagem), além de capacitar alunos de maior escolaridade do Colégio (oficinas de promoção de saúde) para atuarem na promoção de saúde das crianças do primeiro segmento.